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RADAR

Por que devo ouvir o meu cliente?

Embora o processo de inovação seja uma busca contínua dos executivos e de todos os colaboradores de grandes marcas, poucos já romperam as fronteiras do IN/ OUT e compreenderam que não existe dentro e fora do universo da marca.

Os consumidores dos produtos e das marcas são as melhores inspirações para de forma simples e muitas vezes espontânea citar o que poderia tornar o seu produto o melhor do mercado.

Infelizmente os processos internos e as exigências corporativas criam metodologias burocráticas, vaidosas e unilaterais. Com isso o consumidor é eliminado do processo de criação de um novo produto, sendo envolvido apenas no momento da compra, quando ha pouco espaço para ajustes e adaptações relevantes.

É fundamental ouvir o seu cliente durante todo o processo de criação e desenvolvimento de um novo produto.

Segue alguns passos fundamentais para incluir verdadeiramente o cliente no seu processo de inovação:

#1 - Escreva as suas hipóteses e vá para a rua ? é importante escrever, ?digerir? suas verdades e testar com o seu público alvo.

#2 - Esteja presente e ouça com atenção, sem julgamentos ? neste processo é muito importante não induzir os consumidores para validarem as suas hipóteses. Dev -se buscar entender o seu dia a dia, valores e emoções para que as suas necessidades emerjam naturalmente durante a conversa.

#3 - Use as mídias sociais como uma ferramenta de diálogo ? hoje nós adoramos compartilhar as nossas experiências nas redes sociais. Deve-se fazer um trabalho atencioso para captar as impressões e vivencias do consumidor com o seu produto.

#4 - Volte sempre que necessário ? o processo de cocriação é dinâmico e por isso sempre que necessário o cliente deve ser consultado, entrevistado, acompanhado para que o produto final atenda uma necessidade, muitas vezes, ainda não óbvia para ele.

O processo de inovação próximo ao cliente demanda disponibilidade, desprendimento das suas convicções pessoais e principalmente humildade para ouvir o consumidor sem julgamentos. O melhor disso tudo é que o resultado surpreende positivamente todos os envolvidos, seja em inovação do produto, na qualidade das relações ao longo do projeto e nas vendas.

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